O Cemaden – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – registrou mais de 150 mm em 3 horas em Santana de Parnaíba, durante o temporal da tarde desta terça-feira, dia 1 de janeiro. Foram 164,2 mm na região da cidade São Pedro, entre 16 horas e 19 horas. A média de chuva normal para janeiro (mês mais chuvoso do ano) varia de 250 mm a 300 mm. Então, nestas 3 horas choveu mais da metade chuva de janeiro. Em Alphaville choveu 134,0 mm neste período e no Jardim Parnaíba 125,2 mm.
Em Cajamar, a estação do Parque Paraíso registrou 80 milímetros no mesmo período.
O resultado do temporal foi uma enchente nunca vista. Pela primeira vez a divisa entre Cajamar e Santana de Parnaíba ficou alagada. A destruição causada pela chuva foi impressionante, causando desmoronamentos e inúmeros deslizamentos de terra. O Distrito do Polvilho entrou em alerta!
A enchente, classificadas por muitos moradores como a pior em décadas, deixou bairros como Vila Poupança e Jaguari, em Santana de Parnaíba, embaixo D’água. A água chegou a alcançar o telhado de algumas residências no bairro Colinas e até carros foram arrastados pela correnteza. Diversos comerciantes e moradores perderam tudo.
No início da madrugada desta quarta-feira (2), a Prefeitura de Santana de Parnaíba decretou estado de emergência e comunicou que a estrada Bela Vista foi interditada e o acesso à Alphaville devendo ser feito somente pela Castelo Branco ou pelo bairro do Colinas.
O prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar (PSDB), publicou um vídeo na internet decretando o Estado de Emergência e convocando os funcionários para voltarem do recesso. Veja o vídeo:
Em Cajamar, a Rua Cosmorama, e Rua Bilac, foram atingidas por deslizamentos de terra.
Na Avenida Tenente Marques, os pontos atingidos por alagamentos foram o Trevo da Margarida, Ricoy, Supermercado Dia e divisa entre Cajamar e Santana de Parnaíba pelo bairro da Fazendinha. Bairros como Portal dos Ipês, Jaguari, Jurupari, Parque Paraíso, Panorama e São Pedro, também registraram grandes alagamentos.
Por conta da chuva o trânsito travou em todas as regiões do distrito do Polvilho e fazendinha.
No início da noite, moradores do Parque Paraíso fizeram uma manifestação na Avenida Bento da Silva Bueno, interditando a via com lixeiras e pedaços de madeira.
Não foram registrados problemas por conta da chuva no Distrito de Jordanésia e Via Anhanguera.
Veja abaixo alguns vídeos e fotos do temporal.
Texto: Fernando Crus