Não é de hoje que passageiros reclamam da falta de segurança nas linhas intermunicipais, em especial àquelas que ligam a região até a capital.
Segundo dados da Secretaria de Segurança Publica do Estado, a linha de ônibus 8055/10 Perus-Lapa foi considerada a mais violenta da cidade de São Paulo em 2019 com o maior registro de casos de roubo. A linha faz o trajeto que passa boa parte pela Via Anhanguera, no trecho entre os bairros do Morro Doce e Pirituba, locais onde assaltos são denunciados quase que diariamente pela população.
A linha 8050/10 Morro Doce-Lapa que também passa pela Via Anhanguera, também está entre as mais assaltadas.
O problema não é um caso isolado das linhas da capital. Assaltos nas linhas intermunicipais que fazem o trajeto nas cidades da região norte e oeste da Grande São Paulo, como : Cajamar, Caieiras, Franco da Rocha e Santana de Parnaíba, também trefegam pela “área de risco”, onde os assaltos são mais comuns.
Os passageiros reclamam dos assaltos frequentes e contam que precisam esconder os pertences pessoais. Alguns evitam até sair com documento para não ser roubado. O cobrador chega a orientar os passageiros a guardarem o celular.
A Secretaria da Segurança Pública disse que realiza ações constantes para combater os roubos em ônibus em todas as regiões da cidade e que vai reorientar o policiamento no trajeto dessas linhas.