spot_img
spot_img

Presídio de Franco inaugura salas de aula para cursos profissionalizantes

O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Franco da Rocha inaugurou, na sexta-feira (4), as novas salas do setor de educação. Desde abril a unidade prisional vem promovendo estudos de ampliação da área para a realização de cursos profissionalizantes voltados à população prisional.

O projeto faz parte da Escola de Capacitação, do programa Pró-Egresso, destinada a atender a população prisional do regime semiaberto. Toda a ação foi desenvolvida pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio das Coordenadorias de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro) e de Reintegração Social e Cidadania (CRSC).

Para o Coordenador da Coremetro, Antônio José de Almeida, toda ação voltada à educação deve ser encarada como uma grande oportunidade. De acordo com diretor geral do CPP, Eduardo Vila Boas, o sentimento geral é de realização e de agradecimento.

Nos dias 8 e 9 de outubro as novas salas foram utilizadas para a aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), num total de 128 inscritos. Estão ainda previstos cursos de pintura, panificação, horticultura, auxiliar de cozinha, além do Programa para Educação e Trabalho (PET).O antigo e o novoAntes da reforma a escola da unidade ocupava 247 m², contudo, diante da demanda crescente de capacitação dos reeducandos, a área foi ampliada em 163 m², totalizando 410 m² de área construída. Agora o espaço conta com seis salas, cada uma com capacidade para atender 30 alunos, uma sala para professores, além de seis sanitários, sala de espera e recepção.

A ação demandou estudos de engenharia e planejamento profissional para a construção de divisórias, bem como todo cuidado com acabamento. Sob a supervisão e orientação de um profissional da área, os reeducandos do CPP que executaram a reforma.

Estiveram presentes à inauguração as seguintes autoridades: Antônio José de Almeida, Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro); Eduardo Bueno, Secretaria de Gestão Pública; Sara Freitas, Secretaria de Desenvolvimento Econômico; Evaldo Barreto, Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania; Nilton Rodrigues, Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (Fapetec); José Antônio Gonçalves Leme, Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel de Amparo ao Preso (Funap); Lilian Maciel de Melo e Félix Santos Coelho, Diretoria de Obras da Diretoria de Ensino de Caieiras.