Sem horário de verão, luz do sol aparece 4h50 da manhã

Naturalmente na primavera e verão, os dias são mais longos, até fevereiro, quando temos cerca de duas horas a mais de sol em comparação ao inverno.

Há 35 anos o brasil não acompanhava a estação da primavera e verão sem horário de verão que adia os relógios em uma hora, e, como consequência, o anoitecer ocorreria por volta das 19h40 em São Paulo.

Naturalmente na primavera e verão, os dias são mais longos, até fevereiro, quando temos cerca de duas horas a mais de sol em comparação ao inverno, por conta da posição do eixo da terra.

Mesmo sim horário de verão, o anoitecer deve ocorrer até próximo das 19h e o nascer do sol mais cedo, justamente por conta dos raios solares que atingem com mais duração a América do Sul nesta época do ano.

Por conta do horário de verão, estavamos acostumados ao amanhecer por volta das 6h da manhã, o que não ocorreu desta vez. Sem horário de verão, o amanhecer em São Paulo já começa por volta das 4h45 minutos, como é possível ver nas imagens de uma câmera de monitoramento localizada no bairro dos Portais em Cajamar (Clique aqui para ver ao vivo).

Fim do horário de verão

O objetivo do horário de verão era aproveitar os dias mais longos para obter um melhor aproveitamento da iluminação natural, principalmente no horário entre 18h e 21h. Nesse horário, as lâmpadas dos espaços públicos são ligadas, boa parte da população chega em casa e parte do comércio, escritórios e indústria continua ativa.

Mas nos últimos anos, mudou o padrão de consumo do país. Lâmpadas incandescentes foram substituídas por lâmpadas mais eficientes, e o horário de pico de energia se deslocou do início da noite para o meio da tarde, por volta das 15h, devido ao aumento expressivo do uso de ar-condicionado, uma das justificativas do governo em encerrar com horário de verão após 35 anos.

Em Cajamar

Notícias Policial

Em Santana de Parnaíba