Novos radares na Via Anhanguera entram em operação em novembro

Em Cajamar, dois novos equipamentos foram instalados no km 36 da Via Anhanguera.

Rodovias paulista estão recebendo reforço na segurança viária com 220 novos equipamentos com tecnologia OCR (para leitura de placas). Desde a segunda quinzena de agosto, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) iniciou a implantação de novos equipamentos com tecnologia OCR nas rodovias sob sua administração e concedidas à iniciativa privada. 

A expectativa é que a instalação desses aparelhos seja concluída no mês de novembro. Eles se juntarão aos 549 equipamentos já em operação, totalizando 769 unidades OCRs.

Em Cajamar, dois novos equipamentos foram instalados no km 36 da Via Anhanguera.

O secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, destaca o uso da tecnologia para a segurança. “Os OCRs realizarão a captura de imagens das placas, permitindo que os agentes da Polícia Militar Rodoviária verifiquem, por meio de base de dados, todas as informações sobre os veículos, tais como fabricante, modelo e cor. Além de revelar a situação legal como IPVA, licenciamento e multas”, explica.

Os equipamentos são integrados à Central de Inteligência do DER, que estão conectados aos bancos de dados das polícias (Civil e Militar), Justiça, Detran e do próprio DER. Esta central enviará mensagens automáticas aos tablets em uso pela Polícia Militar Rodoviária. 

Esses novos pontos atendem a logística de segurança pública em implantação pela nova Gestão do Governo do Estado. Como reforço na segurança viária dos condutores e usuários em algumas rodovias os novos equipamentos também terão a função de fiscalização de velocidade.

Com investimento de R$ 12,6 milhões, o projeto inclui também o uso de tablets e impressoras no trabalho dos agentes rodoviários. Todo o sistema que compõe sua operacionalização é pioneiro nas rodovias estaduais paulista. Os 2.600 equipamentos, entre 1.300 tablets e 1.300 impressoras, foram distribuídos pelos cinco batalhões de Policiamento Rodoviário existentes no Estado.

Segurança nas Rodovias 

A ampliação do sistema de monitoramento de veículos marca a transição pela qual passa a administração pública de utilizar a tecnologia, com informações em tempo real a serviço dos usuários que trafegam diariamente pelas estradas paulista. Tornando o trânsito mais seguro e as rodovias mais inteligentes.

Em Cajamar

Notícias Policial

Em Santana de Parnaíba