spot_img
spot_img

Globo grava matéria sobre solidariedade nos condomínios em Cajamar

No intuito de evitar a proliferação do Coronavírus, síndicos no Portal dos Ipês em Cajamar se mobilizaram para criar uma rede de solidariedade. Na última semana, cerca de 10 síndicos se reuniram e discutiram ações conjuntas, medidas preventivas para mitigar os impactos da severa pandemia.

A ação chamou a atenção da TV Globo, que exibirá no Bom dia São Paulo desta segunda-feira, dia 23, uma matéria gravada nós condomínios de Cajamar.

Confira as regras adotadas pelos sindicos

• Adiamento em caráter excepcional de todas as Assembleias condominiais futuras para evitar aglomeração de pessoas;
• Cancelamento das feiras gastronômicas que ocorriam nas dependências dos condomínios de alguns edifícios;
• Interrupção de todas as reservas do salão de festas;
• Proibição do uso da piscina, academias e da quadra poliesportiva, afinal, não estamos em época de férias;
• Reforço, através de comunicados, para que todos os condôminos evitem circular pelo condomínio e permaneçam em casa, saída apenas em casos excepcionais;
• A compra de álcool gel em conjunto, forçando o barateamento do preço e a distribuição uniforme para atender a necessidade de todos.

Caso algum morador seja contaminado, está sendo reforçada, através de comunicados, a orientação para que ele faça uso da máscara, não se aproxime a menos de um metro e meio de outra pessoa, peça ajuda naquilo que for preciso à rede de solidariedade e por fim, comunicar o síndico do ocorrido, sendo mantido o anonimato. A Vigilância Epidemiológica do Estado deverá ser informada para que providencie as orientações adequadas.

Além disso, a rede solidaria se preocupou, especialmente, com os idosos. Moradores, síndicos e membros do conselho de cada condomínio se propuseram em ajudar os anciões. Fixaram comunicados pedindo que, a pessoa com mais de 60 anos, caso necessitem comprar algum produto em supermercado, medicamento, pagar alguma conta na casa lotérica ou caminhar com o seu animalzinho de estimação, entre em contato com a turma solidaria de cada condomínio, eles faram isso espontaneamente pelo idoso, evitando que o bom velhinho saia de casa e se exponha ao perigo de contágio, já que fazem parte do grupo de risco.

Síndicos e conselheiros de Cajamar estão de parabéns, louvável o desejo de ajudar o próximo e restringir os acessos às áreas comuns nesse momento, em consonância com o direcionamento do Ministério da Saúde, Governo do Estado e o Município de Cajamar, visando à preservação da saúde e segurança de todos, ainda que causem descontentamento de uma minoria que desacredita do óbvio.

Não há discriminação, mas tão somente a solidariedade em tempos sombrios, por pessoas comuns que fazem o bem sem o desejo do reconhecimento ou qualquer retribuição, preocupados apenas com o próximo.

Ainda que a incerteza e temor possam invadir os nossos lares, a maior crise de saúde dos últimos tempos vem despertando atitudes nobres, estimulando a solidariedade e a união de pessoas desconhecidas.

Texto: Júlio Cesar da Silva, Advogado, especialista em direito imobiliário.