O Governador João Doria (PSDB), anunciou nesta sexta-feira (29), que as medidas de flexibilização da quarentena serão divididas de acordo com as cinco regiões da Grande São Paulo, ou seja, região norte, oeste, sudoeste, leste e sul (clique aqui para ver quais as regiões que cada cidade pertence na Grande São Paulo).
A medida foi tomada após reunião com prefeitos da Grande São Paulo no Palácio dos Bandeirantes, ocasião onde os prefeitos foram informados que o modo de estratégia foi mudado e agora cada região será somado os leitos disponíveis para atender a demanda de novos casos.
Com a nova regra, os números de leitos estipulados pela Comissão de Saúde do Estado são de 170 leitos para toda a Região Metropolitana de São Paulo.
Cajamar faz parte da Região Norte da Grande São Paulo
Cajamar pertence ao CIMBAJU (Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri) que compõe a região norte e para atingir a meta do governo e sair da fase 1, as cinco cidades do consórcio (Cajamar, Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato e Mairiporã), devem atingir a cota mínima com mais 18 leitos de UTI.
Santana de Parnaíba faz parte da Região Oeste da Grande São Paulo
A cidade de Santana de Parnaíba pertence à Região Oeste da Grande São Paulo, formada pelo consórcio CIOESTE, que incluí os municípios de Araçariguama, Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista.
Assim como Cajamar, todas estas cidades deverão atingir a cota mínima de leitos. Para a região oeste serão necessários mais 25 leitos de UTI.
Enquanto a cota mínima não for atingida, a quarentena deve ser mantida na região, com comércios fechados e abertura somente de serviços essenciais.