O segundo grupo do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), iniciado em 04 de julho, com a participação de onze pacientes, terminou no último dia 08. Noventa por cento dos frequentadores do grupo pararam de fumar.
Entre os fatores que contribuíram para o sucesso do tratamento estão as sessões de terapia, que foram o apoio necessário para suprir a carência do cigarro. Exames de Raios-X de tórax, eletrocardiograma e espirometria foram realizados em todos os pacientes.
Poliana Ferreira fumava 4 maços de cigarro por dia e não se sentia capaz de parar com o vício. “Vocês me mostraram que eu posso. Indiquei a bastante gente, inclusive na creche da minha filha. Hoje me sinto feliz, cheirosa e bonita. Estava a ponto de perder o emprego por causa do cigarro. Tenho 32 anos e aparentava 70. Hoje sou outra pessoa”.
Depois de muitas tentativas, Beatriz dos Santos (54) encontrou apoio no grupo e está há 15 dias sem fumar. “Fumei durante 42 anos. Hoje minha respiração melhorou. Foi uma vitória em minha vida”.

A Prefeitura acredita ter superado as expectativas do Programa, apesar das dificuldades e bloqueios psicológicos apresentados durante o início do tratamento. Os acompanhamentos passam a ser quinzenais, para esta turma e mensais para a primeira.
“É evidente a alegria de todos os pacientes com a superação e melhora na qualidade de vida”, comentou a coordenadora do PNCT no município, farmacêutica Dra. Jaqueline de Moura Cardoso.
Em Setembro está previsto o acolhimento de um novo grupo.





