Até agora cinco animais já morreram pela doença no município neste ano. Vacinação foi intensificada nos postos de saúde.
A morte de mais um macaco por febre amarela foi confirmada nesta terça-feira (3) em Jundiaí. Ao todo, cinco animais já morreram pela doença no município neste ano.
O primeiro caso ocorreu no bairro São José da Pedra Santa, três no Corrupira e um no Champirra. Ainda segundo a prefeitura, outros 58 casos aguardam resultados de exames, sendo que 101 foram encaminhados para análise no Instituto Adolfo Lutz.
Apesar do macaco não ser o transmissor da doença e de Jundiaí não ter nenhum caso confirmado de febre amarela em humanos, a vacina é a única prevenção.
Por isso, a prefeitura iniciou nesta terça-feira, no Jardim Corrupira, a campanha de vacinação de porta em porta. Cerca de 80 mil moradores de Jundiaí já se imunizaram contra febre amarela.
Agentes de saúde estão passando nas casas para aplicar a vacina. O Jardim Corrupira fica na área rural e teve caso de morte de macaco com a doença.
Mas a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta que moradores de outros bairros rurais da cidade procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para tomar a vacina. Confira no link a relação das UBSs e dias de vacinação.
Fonte: Jornal da Região