spot_img
spot_img

Sindicalistas cobram direitos e fazem paralisação na Natura em Cajamar

spot_img

O Destaque Regional cobriu na última sexta-feira (25) a paralisação parcial feita por parte dos funcionários da Natura, vinculados ao Sindicato dos Químicos Unificados da regional de Osasco.

O protesto ocorreu na porta da sede da empresa, que fica no km 30 da Via Anhanguera, e reuniu dezenas de funcionários. Por conta disso, de acordo com os próprios manifestantes, diversas linhas de produção da empresa do 2º e até do 3º turno, foram afetadas por conta da manifestação.

Segundo cartazes divulgados pelo sindicato, houve diversas denúncias por parte dos funcionários por conta da alta cobrança da empresa por aumentar a produtividade, causando a piora nas condições de trabalho e na vida dos funcionários. “Não é novidade o fato da Natura, ano a ano, aumentar suas metas e cobrar por mais produção, sem levar em conta a saúde dos funcionários” – disse um dos sindicalistas, em nota.

A nota ainda ressalta que não foram contratadas novas pessoas para execução dos trabalhos internos e que por conta disso, os trabalhadores são obrigados a ‘se desdobrar’ para dar conta das metas.

DIMINUIÇÃO DA PLR

O sindicato reforça que, em 2020, a Natura & Co. concluiu a compra da Avon, se tornando a quarta maior empresa do segmento de beleza do mundo. O sindicato ainda ressalta que, mesmo com a pandemia, empresa teve lucro recorde, e que mesmo assim, a Natura teria informado aos funcionários que a meta da empresa não foi batida, portanto, não pagaria os valores da PLR esperados pelos trabalhadores.

O sindicato também cobra por:

  • Contratação de mais funcionários para as linhas
  • Treinamento para auxiliares que operam máquinas e pagamento de acordo com a função, também no almoxarifado
  • Fornecimentos de uniformes adequados para cada função
  • Avaliação sobre metas (OEE, OTIF e outras), quando a real possibilidade de atingir com o número de trabalhadores por setor e turno
  • Fim da pressão por produção
  • Fim do revezamento do horário de refeição, inclusive em locais de trabalho
  • Efetivação dos temporários
  • Solução para a falta de espaço físico e produtos amontoados nos corredores

SEM POSIÇÃO DA NATURA ATÉ O MOMENTO

O Destaque Regional tentou por várias vezes contato com a Natura, inclusive esperou até sábado para a publicação desta matéria, aguardando uma posição, porém, sem retorno até o momento.

Entramos em contato com a agência Weber Shandwick, responsável pela Imprensa da Natura, onde recebemos um retorno dizendo que a mesma entraria em contato com a empresa e nos retornaria; porém, até o momento, também não tivemos retorno.

spot_img