O forte Sistema de Baixa Pressão que está se formando na costa do litoral da região sul do Brasil, vai dar origem a um forte ciclone extra-tropical, causando ventania com rajadas que podem passar dos 120 km em áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Em São Paulo, os ventos chegam na quinta-feira, dia 13, porém, com menor intensidade, mesmo assim, são esperados rajadas de ventos que podem passar dos 90 km por hora. A Grande São Paulo e o litoral estão na rota da ventania.
ALERTA DA DEFESA CIVIL
A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta (leia) sobre os ventos do ciclone que podem atingir o Estado de São Paulo. “O ciclone extratropical, que atua na região sul do Brasil – serão sentidos no estado de São Paulo a partir desta quinta-feira, 13, e contribuirão para formação de fortes rajadas de vento, com velocidades de até 90 km/h na Capital, Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira e Itapeva. Em Sorocaba, Serra da Mantiqueira, Campinas e São José dos Campos os ventos poderão atingir os 80 km/h“.
Ventos entre 80 e 90 kmh podem causar destelhamentos, queda de árvores e interrupção de energia elétrica.
FRIO APÓS A PASSAGEM DO CICLONE
Após a passagem do ciclone, uma forte massa de ar frio será empurrada do Polo Sul em direção ao centro-sul do Brasil.
Em toda a região sul há previsão de geada a partir de sexta-feira (14).
Em algumas cidades da Grande São Paulo, tais como: Cotia, Cajamar, Mairiporã, Santana de Parnaíba, Caieiras, Embu das Artes, Caieiras, Franco da Rocha, Itapevi, Jandira, Embu e Santa Isabel, as mínimas podem chegar aos 8ºC na sexta (14) e aos 7ºC no sábado (15).
POUCA CHUVA
Apesar da formação do ciclone, o Estado de São Paulo não terá grande acumulado de chuva. A chuva deve cair na quinta-feira, dia 13, de forma leve a no máximo moderada.