Após anos parada, a Justiça liberou a retomada das obras para a construção da ponte Pirituba-Lapa, projeto essencial para os moradores das zonas norte e oeste da cidade de São Paulo, ajudará na locomoção entre as regiões.
A decisão da Justiça, ocorrida no último dia 18 de agosto, foi publicada no Diário Oficial, dando sinal verde para a retomada das obras.
Estudos de tráfego revelam que a ponte Pirituba-Lapa, quando concluída, será usada por 115 mil moradores da região, o que vai diminuir o fluxo de carros da ponte do Piqueri – atualmente a única opção de trânsito local – e, adicionalmente, encurtar em 36 minutos a distância entre os terminais de ônibus Pirituba e Lapa.
Ponte Pirituba – Lapa
A obra foi embargada em 2020 pela Promotoria de Habitação e Turismo, que alegava falta de estudos de impacto ambiental da construção de alças de acesso à marginal Tietê.
A ponte terá 900 metros de extensão e começará na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães (altura do condomínio Projeto Bandeirante), seguindo pela Vila Anastácio até a Rua Campos Vergueiro. A ponte terá mão dupla, ciclovia e faixa exclusiva para ônibus.