A Enel concluiu a instalação de uma torre para sustentação dos cabos elétricos que ligam até a subestação de energia do Distrito de Jordanésia, em Cajamar. Na última quinta-feira (18), um vendaval derrubou a antiga torre, deixando cerca de 14 mil residências sem luz (LEIA).
O processo foi concluído no último sábado (20), após o trabalho de cerca de 100 profissionais, que em apenas dois dias, abriram estradas, cortaram árvores e trouxeram tratores e caminhões com as ferragens da nova estrutura.
A Defesa Civil e a Secretaria de Obras de Cajamar também auxiliaram no processo. Todo o maquinário usado, para a remoção das árvores e abertura das estradas, foram cedidos pela Prefeitura de Cajamar, que destinou cerca de 30 funcionários para o local.
A Enel, por sua vez, fez manobras no sistema, “emprestando” energia de Jundiaí, Franco da Rocha e também do Distrito do Polvilho, atendido por outra subestação de energia. O procedimento evitou que 14 mil residências ficassem sem luz até a ativação da nova torre.
PODA DAS ÁRVORES
Mesmo após a conclusão do processo de instalação da nova torre, funcionários da Enel devem continuar no local, fazendo a remoção das árvores que estão próximas dos cabos elétricos.
O terreno onde ocorreu o acidente pertence à Melhoramentos. Equipes estão investigando se a plantação dos eucaliptos foram feitas fora da margem de segurança, ou entraram no perímetro de segurança da linha de transmissão.
OSCILAÇÕES
Com a conclusão da nova torre, as manobras que foram realizadas estão sendo desfeitas. Com isso, oscilações de energia ainda podem ocorrer.