spot_img
spot_img

Frio derruba doação de sangue na Fundação Pró-Sangue

spot_img

Em razão do frio, as pessoas deixaram de doar sangue nessa última semana. Nesse sentido, a Pró-Sangue precisa urgentemente de doações para recomposição do estoque, que já opera em condição alarmante. O posto Clínicas, por exemplo, tem ressentido severamente o afastamento dos doadores. A unidade iniciou o mês de agosto com 85% de vagas livres no sistema de agendamento online.

As baixas temperaturas de inverno trouxeram um impacto imediato na coleta de sangue, cuja queda sistemática vem provocando o esvaziamento progressivo das reservas. No momento, os sangues O+, O- e AB- estão em nível de emergência, o que em outras palavras quer dizer que conseguem dar conta de apenas 20% da demanda hospitalar. Se esse cenário não for revertido, a previsão é que em 2 ou 3 dias todos os tipos sanguíneos estarão operando em patamares críticos.

Durante o inverno há um registro histórico da doação de sangue por conta do afastamento dos candidatos nos postos de coleta, que muitas vezes ficam acometidos por doenças respiratórias ou simplesmente não têm muito ânimo para sair de casa. Contudo, particularmente, o mês de agosto desse ano está se apresentando de uma forma bem diferenciada.

Para incentivar a doação nesses dias mais frios, a Pró-Sangue ativa sua campanha de inverno. Afinal, a Fundação precisa arrecadar mais de 10 mil bolsas de sangue por mês, para garantir o abastecimento de mais de 80 instituições de saúde da região metropolitana do estado.

A Pró-Sangue faz um convite a todos para que participem da campanha de inverno. Afinal, abastecemos diariamente mais de 80 instituições de saúde da rede pública da região metropolitana do estado. Todos os dias os hospitais solicitam sangue para tratar os seus pacientes.

Não deixe o frio congelar seu coração. Esquente seu ânimo e faça já sua doação. Com isso vai aquecer, pelo menos, o coração de quatro pessoas.

Reserve já sua vaga no sistema de agendamento pelo site www.prosangue.sp.gov.br e faça a diferença na vida de quem precisa.