A pandemia Covid 19 criou um clima de desespero aos pacientes e seus familiares e levou os profissionais da saúde ao limite do cansaço e do estresse.
Neste contexto, propiciar cuidados especiais aos profissionais da saúde torna-se essencial para que estes profissionais tenham condições de realizar atendimentos com sensibilidade para gerar empatia com os pacientes e familiares.
O foco de atendimento é de extrema importância durante essa pandemia e as informações precisam ser passadas aos doentes e familiares de forma clara e segura para minimizar o medo, que segundo, os especialistas pode ser até mais prejudicial que a própria doença.
Com profissionais totalmente equipados com suas vestimentas, o paciente pode entrar em pânico e imaginar que o hospital está contaminado. A preocupação das equipes de saúde em explicar os motivos do uso dos acessórios, por estarem na linha de frente do atendimento ao público, pode ajudar a tranquilizar os enfermos.
Além disso, cabe a direção de cada unidade hospitalar criar mecanismos de comunicação eficaz com a família do paciente internado. Passar informações diárias sobre o estado do paciente é um simples gesto de humanidade que tranquiliza o familiar. Para aquele paciente que está consciente, uma simples videochamada por qualquer tipo de aplicativo pode aliviar o sofrimento do paciente e do seu ente querido.
O Hospital Santa Helena em Joinville, Santa Catarina, decidiu realizar visitas aos pacientes de forma virtual por meio de videochamadas. Os pacientes internados na UTI, em isolamento, em condições de usar o aparelho pessoal podem manter contato com os parentes. Segundo Maria José Varela, psicóloga clínica e coordenadora do programa de humanização do hospital, “nem todo paciente está em condições de manter-se conectado com sua família e os efeitos do isolamento podem influenciar sua condição emocional e, consequentemente, sua recuperação física. Cabe a nós mitigar estes efeitos.”
Ideias como estas podem ser aplicadas em todos os hospitais públicos e particulares do Brasil, pois, aliadas a outras medidas, trazem benefícios aos pacientes, entes queridos e aos profissionais da Saúde. A humanização hospitalar é uma das grandes tendências atuais da assistência em saúde e visa uma satisfação maior para todos os envolvidos.