A competidora Camila dos Santos, 20 anos, é uma das alunas medalha de ouro que representará o SENAI-SP na Delegação Brasileira, durante a maior competição profissional do mundo: a WorldSkills 2022, que vai acontecer em Shanghai, na China, em outubro. Ela é a campeã nacional na modalidade Eletrônica: uma ex-aluna do curso técnico Eletroeletrônica, que estudou na Escola SENAI Suzana Dias.
Camila é a campeã nacional na modalidade #16 – Eletrônica, que envolve desenvolvimento de hardware eletrônico, programação de sistemas embarcados e manutenção de placas eletrônicas.
Ex-aluna do curso técnico Eletroeletrônica que estudou na escola SENAI Suzana Dias, aceitou o desafio proposto pelos professores e se preparou para a etapa nacional da WorldSkills.
Para isso, passou por um treinamento intenso: estudou mais de 8h por dia, todos os dias, durante mais de três anos. Quando a competição estava mais próxima, seus treinos ficaram ainda mais intensos e precisos. Seu esforço resultou na medalha de ouro, na seletiva nacional. Agora, já está se preparando para a WorldSkills 2022, em Shanghai.
“Eu fui a primeira mulher a conquistar o ouro na fase nacional de eletrônica no Brasil, e conseguir essa vitória, foi somente um dos passos para conseguir alcançar a medalha tão almejada na competição Mundial, a de ouro, a primeira também que uma mulher conquistaria na minha ocupação. Até outubro o foco é estudar mais e intensificar o treinamento para pegar o pódio na China “, diz Camila.
Liderança na medalha de ouro
O SENAI-SP já conta com vaga em 12 modalidades industriais da WorldSKills 2022. Até o momento, foram realizadas 19 seletivas das 56 modalidades (SENAI-SP participa de 52) para a competição mundial que acontecerá em outubro, em Shanghai. O SENAI-SP conta com 16 medalhas de ouro, nove de prata e duas de bronze.
A primeira seletiva aconteceu em 5 de outubro de 2020, mas ficou paralisada por conta do aumento das restrições pela pandemia Covid-19, e retomaram as atividades de 24 a 29 de janeiro de 2022, ocasião em que tivemos esse resultado divulgado.
A WorldSKills
Essa disputa conta com mais de 85 países inscritos nas 56 ocupações industriais, divididas em seis categorias: Tecnologias de Manufatura e Engenharias, Tecnologia da Informação e Comunicação, Tecnologias da Construção civil e Edificações, Transporte e Logística, Moda e Criatividade e Serviços.
O SENAI, representante brasileiro oficial da competição, submete os alunos inscritos a um Projeto Teste que simula uma situação real da sua ocupação com a proposta de avaliar suas competências técnicas e socioemocionais – e, os que conquistam a medalha de ouro, garantem uma vaga na comitiva pra Shanghai.
Ao todo, a seletiva nacional conta com 279 competidores de todos os estados da federação concorrendo as vagas para formação da Delegação Brasileira.
Próximas seletivas
De 21 a 25/2, acontecerá a etapa São Paulo da Seletiva Nacional para WorldSkills Shanghai, na escola SENAI “Roberto Mange”, em Campinas, nas modalidades: Desenvolvimento de Aplicativos para Dispositivos Móveis, Manufatura Aditiva, Construção Digital – BIM, Tecnologia do Desing Industrial e Integração de Sistemas Robóticos.
No mesmo período, a seletiva acontece também na escola SENAI “Jorge Mahfuz”, em Pirituba, nas das modalidades: Energias Renováveis, Tecnologia Optoeletrônica e Arte Digital Games 3D (Desempate), sendo que nas duas primeiras não haverá competição, pois devido a sua alta complexidade, só se inscreveram os competidores do SENAI-SP, já classificados para etapa mundial em Shanghai. Na ocupação Arte Digital Games 3D ocorrerá o desempate entre Paraná e Rio de Janeiro. Para fechar a etapa de São Paulo, de 14 a 18/03, o SENAI “Nadir Dias de Figueiredo”, em Osasco, vai sediar a disputa para categoria de Soldagem, onde competidores de sete estados distintos também vão mostrar todo o seu talento para conquistar o direito de representar o seu país no maior torneio de formação profissional do mundo.