Uma chuva histórica de cerca de 180 milímetros em apenas duas horas, destruiu ruas de diversos bairros de Santana de Parnaíba e Cajamar na tarde do primeiro dia de 2019 (Ver matéria), causando enchentes relâmpagos, desmoronamentos e deslizamentos de terra.
Apesar de não ter causado nenhuma vítima humana, o temporal provocou a morte de diversos animais, entre cães, gatos e principalmente frangos, galinhas e galos.
O levantamento das informações foi feita pela equipe do Cajamar Notícias, que durante gravações de matérias nesta quarta-feira, constatou diversos depoimentos sobre morte de animais, em especial nas áreas próximas aos rios e córregos como Jaguari e Vila Poupança.
“A água invadiu nossas casas muito rapidamente, não deu tempo de salvar todos os animais que estavam no quintal”, informou dona Josefa, moradora do Jaguari.
Em publicação nas redes sociais, o prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar (PSDB), lamentou o ocorrido e informou que toda equipe da prefeitura está nas ruas desde a madrugada, realizando atendimento à população e limpeza da cidade. Em especial o prefeito falou sobre a recuperação da Estrada dos Romeiros, onde uma enorme cratera foi aberta durante o temporal, interrompendo o acesso ao centro da cidade.
Veja o vídeo com resumo das chuvas: