Nesta quarta-feira (28), o Governador João Doria (PSDB), anunciou uma redução nas restrições atribuídas por conta da pandemia causada pelo vírus covid-19, uma das novas medidas anunciadas é a ampliação da capacidade presencial e horário de funcionamento de comércios e serviços não essenciais a partir do próximo domingo 01/08.
A medida foi anunciada após as melhorias nos índices de saúde e vacinação contra o coronavírus, agora os estabelecimentos poderão funcionar entre 6h e 0h, com ocupação presencial de até 80% da capacidade.
As novas regras passarão valer entre os dias 1 e 16 de agosto. O limite de horário de funcionamento de comércios, serviços em geral e espaços religiosos passa de 23h para 0h. Doria também confirmou o fim do toque de recolher durante as madrugadas.
Atualmente a capacidade presencial permitida nos estabelecimentos é de 60% e com as novas medidas anunciadas esse número sobe para 80%. Vale ressaltar que o uso de máscara em ambientes de acesso público continua sendo obrigatório.
O acesso de clientes a shoppings, lojas de rua, bares e etc, deverá ser interrompido às 23h, com atendimento permitido até meia-noite. Casas noturnas, shows de médio e grande porte, etc – continuam proibidos.