A Diretoria Municipal de Educação de Cajamar, em São Paulo, em parceria com o Instituto Natura, está implementando um Sistema de Avaliação de Aprendizagem personalizado em sua rede para obter um diagnóstico preciso do nível de seus alunos. O material será base para que a Diretoria de Educação do município, as coordenadoras pedagógicas, professoras e professores da rede redesenhem a prática pedagógica da sala de aula, aplicando atividades diferenciadas que respondam às necessidades de cada turma e aluno, melhorando seu aprendizado.
Alunas e alunos do 1º ao 9º ano serão testados em Língua Portuguesa e Matemática duas vezes ao longo de 2018 e alunos do 1º ao 4º ano do EJA já participaram da 1ª avaliação. Os estudantes dos 3º, 4º e 8º anos, passaram também por uma avaliação de Produção Escrita.
A primeira avaliação foi aplicada em março e os resultados foram discutidos com toda a equipe de professores de Cajamar. A avaliação foi incorporada pela equipe da Diretoria de Educação como um instrumento para o planejamento do ensino e avaliação do aprendizado dos alunos. “As avaliações contínuas verificam os avanços dos níveis de proficiências dos alunos para que a experiência dentro da sala de aula esteja sempre sendo aperfeiçoadas”, conta Márcia Ferri, gestora do projeto Rede de Apoio à Educação, do Instituto Natura.
A segunda Avaliação de Aprendizagem já está sendo preparada e deverá ser aplicada entre os dias 22 e 24 de outubro. Participarão desta avaliação novamente todos os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A partir dos resultados desta segunda etapa de avaliação, o objetivo é compreender quão efetivas foram as mudanças aplicadas até então e planejar a continuidade desse processo de aperfeiçoamento das atividades em sala de aula para no próximo ano.