A Prefeitura de Cajamar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou neste sábado (28), o Complexo de Saúde “Dr. Antonio João Abdalla”, local onde ficava o antigo “esqueletão” de Jordanésia, marco do abandono e descaso durante o governo do Ex-prefeito, Daniel Fonseca.
Além da população, a inauguração contou com a presença de empresários e autoridades, tais como: Gilberto Kassab, secretário estadual de Governo e Relações Institucionais da gestão do governador Tarcísio de Freitas.
Com quatro andares e 800 metros quadrados, o local abrigará a sede do SAMU, sede da Secretaria de Saúde e atendimentos para inúmeras especialidades, entre elas:
Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual – CER II Tipo I; Centro de Especialidades Médicas; Centro de Especialidades Odontológicas – CEO; Centro de Referência em Saúde da Mulher, Criança e Adolescentes; Centro de Apoio Diagnóstico em Oncologia; Base da Central de Ambulâncias; Sala do Conselho Municipal de Saúde; e Auditório para Educação Permanente e Continuada em Saúde.
HOMENAGEM A “DR. ANTONIO JOÃO ABDALLA”
Dr. Antonio João Abdalla nasceu em Guaratinguetá, Estado de São Paulo, no dia 4 de novembro de 1918, filho de João Abdalla e Amélia Felix Abdalla. Casou-se com Henriette Chohfi Abdalla, com quem teve dois filhos: Lúcia Abdalla e Antonio João Abdalla Filho.
Concluiu seus estudos secundários no Ginásio Municipal São Joaquim em Lorena (SP) e no Liceu Nacional Rio Branco de São Paulo. Sua formação superior em Medicina foi realizada na Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, onde se formou com distinção, dedicando-se inicialmente à prática médica, particularmente na cidade de Birigui (SP).
No entanto, após alguns anos na medicina, Dr. Antonio João Abdalla se voltou para o setor empresarial, destacando-se tanto no setor financeiro quanto no industrial. No setor financeiro, foi diretor e acionista de importantes instituições, como a Cia. Urano de Capitalização, o Banco Central de São Paulo, o Banco da Capital, o Banco Interestadual do Brasil e a Cia. de Seguros Interestadual do Brasil, entre outras.
No setor industrial, Dr. Abdalla esteve envolvido com diversas empresas de grande porte, incluindo a Cia. Brasileira de Produção e Empreendimentos (CIBRAPE), a Cia. Brasileira de Cimento Portland Perus em Cajamar, a Fábrica Japi S/A, a Cia. Paulista de Celulose (COPASE) também em Cajamar, a Usina de Açúcar São José S/A, a Fábrica de Tecido Carioba, entre muitas outras. Ele também esteve presente em importantes iniciativas na área de mineração e no ramo imobiliário, com empresas como a Mineração da Ribeira Ltda e a Cia. Central de Imóveis S/A.
Além disso, Dr. Antonio João Abdalla também teve uma destacada atuação no setor agropecuário, com propriedades rurais em várias cidades do interior de São Paulo, como Americana, Avaré, Barretos, Birigui, Araçatuba, entre outras.
Sua carreira multifacetada fez dele um dos empresários mais influentes de sua época, deixando um legado significativo tanto no Brasil quanto no setor privado. Dr. Antonio João Abdalla faleceu em São Paulo, no dia 5 de junho de 1985, sendo lembrado por sua contribuição ao desenvolvimento econômico e social do país.
Matéria sobre a biografia: Ricardo Rodrigues Pazin
Matéria sobre o Complexo de Saúde: Fernando Crus