Na última sexta-feira (20), e na tarde desta segunda-feira (23), a Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da equipe do CREAS realizou abordagem em pessoas em situação de rua orientando todas sobre os riscos em relação ao novo coronavírus (COVID-19) e oferecendo acolhimento na Casa de Passagem Hácali, localizada no Ponunduva.
No total, foram abordadas 19 pessoas, sendo 16 homens de 03 mulheres. A equipe percorreu diversos pontos da cidade e essas pessoas foram encontradas em locais como a Praça de Jordanésia, Ponte Edgar Máximo Zambotto e Ginásio do Polvilho, no entanto, mesmo recebendo todas as informações sobre o perigo dessa pandemia, a maioria disse não acreditar nos riscos causados pelo coronavírus e nenhum deles aceitou acolhimento.
Essa abordagem social é um serviço que vem sendo executado constantemente pela equipe do CREAS para as pessoas em situação de rua do município de Cajamar, contudo, o índice de adesão ao acolhimento, por opção dos abordados, é frequentemente baixo.
A equipe permanece oferecendo auxílio sempre que necessário, porém, com o aumento da transmissão do coronavírus, e seguindo as orientações quanto aos riscos de exposição, a equipe da assistência social permanecerá em serviços internos e atuando em situações de emergências.