spot_img
spot_img

Casos da nova variante da gripe H3N2 dispara em Cajamar

As Unidades Básicas de Saúde de Cajamar e o Hospital Municipal da cidade, estão registrando um aumento no número de atendimentos. Houve relatos de lotação no Hospital Municipal e também na UPA.

O aumento é por conta do surgimento de diversos casos de pacientes gripados com a variante H3N2 da gripe. Na última terça-feira (14), foram 118 atendimentos no Hospital de Cajamar. Até às 15h desta quarta-feira (14) já haviam 83 atendimentos por gripe registrados no Hospital Municipal.

Para a Secretária de Saúde de Cajamar, Patrícia Haddad, as equipes estão preparadas para lidar com a situação. “Todos estamos atentos e bem equipados para poder orientar a população, atender e tratar. Todas nossas unidades estão preparadas para a situação” – ressaltou. Patrícia também frisou a importância em manter o uso de máscaras e uso álcool em gel.

Para Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, a variante já circulava em outros países e a expectativa era de que vírus chegasse no Brasil em 2022, durante a primavera. Até lá, o país já teria a vacina atualizada para proteger contra o vírus H3N2.

SINTOMAS

Assim como o subtipo H1N1 da Influenza, o H3N2 provoca dor de cabeça, febre e congestão nasal.

Tratamento e prevenção

Repouso e beber muita água. Remédios como paracetamol e ibuprofeno podem ser usados para aliviar os sintomas.