spot_img
spot_img

Centro de Cajamar tem aparição de vários animais silvestres

spot_img
spot_img

Diversos animais silvestres estão aparecendo no centro de Cajamar. Algo incomum, raramente visto. As queimadas fora de controle que estão ocorrendo, quase que diariamente, pode justificar o aparecimento destes animais, que fogem em busca de abrigo e alimentos, que não são encontrados nas matas.

Na madrugada do dia 8 de agosto, uma onça-parda foi vista caminhando no Parque Linear (leia) e desta vez, um gambá foi registrado andando pelas ruas durante a madrugada desta quinta-feira (17).

Há relatos na região de que alguns amimais silvestres estão comendo ovos de galinhas, criadas em algumas propriedades na região.

AVISAR A GUARDA AMBIENTAL

A Guarda Ambiental de Cajamar podem ser acionada para o resgate destes animais, que, após capturados, são levados em segurança para a Serra do Japi, local protegido e com ampla disponibilidade de água e alimentos.

ORIENTAÇÕES

A Associação Mata Ciliar de Jundiaí, que atende a região de Cajamar, criou uma cartilha para orientar os moradores com dicas e orientações sobre os animais silvestres.

O material de 12 páginas traz informações importantes sobre manejo e cuidados de maritacas, gambás, filhotes de pássaros, sagüis, capivaras, entre outros, com dicas e orientações simples e ilustradas para os moradores.    

O objetivo é oferecer orientação aos moradores sobre como agir caso os animais selvagens apareçam nas residências. Clique AQUI para baixar a cartilha.