A busca por audiências de mediação e conciliação tem crescido no Brasil. As audiências são vistas como uma maneira ágil de resolver problemas entre as partes através de acordos amigáveis.
A mediação e a conciliação são meios alternativos para a solução de conflitos. Os métodos têm como objetivo prestar assistência a qualquer cidadão na busca de uma solução para um problema, às vezes sem a necessidade de uma decisão judicial. Garantindo que as duas partes saiam, de alguma forma, atendidas.
“Além desse serviço ser disponibilizado para qualquer pessoa, é importante também destacar que é gratuito nos órgãos de Justiça. A parte interessada deve buscar o auxílio nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUCs), Juizado Especial ou mesmo através de um advogado conciliador” destaca a advogada e conciliadora voluntária do Tribunal de Justiça de São Paulo, Rose José.
Para se inteirar melhor sobre o serviço, é importante compreender as diferenças entre a mediação e conciliação. O mediador é responsável pelo apoio as partes, ouvindo as partes e mostrando a elas que há uma solução, para que delas surja a solução, estabelecendo assim pontes de comunicação. O conciliador analisa o conflito em conjunto com as partes, sugerindo soluções, incentivando o acordo, intervindo nos conflitos com suas opiniões, para assim chegar a um acordo, por meio de concessões.
O advogado Thiago Dias, que também atua como conciliador voluntário do Tribunal de Justiça de São Paulo destaca que além de estabelecer o diálogo entre as partes, os serviços priorizam a confidencialidade nas audiências. “As pessoas confiam nas mediações e conciliações por conta da legitimidade nas audiências. “As pessoas confiam nas audiências de mediação e conciliação por conta da legitimidade. Tudo o que é conversado entre as partes e o mediador permanece em sigilo.”
Para mais informações sobre o serviço dirija-se até o CEJUCs da sua cidade. No site do Tribunal de Justiça também é possível tirar suas dúvidas.
Cajamar
O Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania (CEJUCs) está localizado na Avenida Arnaldo Rojek, n°111, sala 2, em Jordanésia.
Telefone: (11) 4447-6179
Horário de funcionamento: 9h às 17 horas
(Texto: Ana Rodrigues)