Na tarde desta quarta-feira (27) o Governador João Doria (PSDB) prorrogou a quarentena em todo o Estado de São Paulo por mais 15 dias. O decreto passa a valer a partir do dia 1 de junho. “A quarentena será mantida, porém, com uma retomada consciente de algumas atividades econômicas no Estado de São Paulo” disse Doria.
O processo de retomada será realizado em cinco (5) fases de acordo com os critérios definidos pela Secretaria Estadual da Saúde e pelo Comitê de Contingência para Coronavírus. Veja abaixo:
Cidades de Cajamar e Santana de Parnaíba no “MEIO”
As cidades de Cajamar e Santana de Parnaíba estão no “meio” da região laranja, que corresponde a fase 2. Ou seja, a Capital Paulista e Região de Sorocaba e de Jundiaí, já podem abrir alguns comércios com restrições, como: Imobiliárias, Concessionárias, Escritórios, Comércio e Shoppings Centers.
Prefeito de Cajamar se estressa com governador após manter quarentena na cidade. Veja o vídeo:
“Ela será possível nas cidades que tiverem redução consistente do número de casos, disponibilidade de leitos em seus hospitais públicos e privados e estiverem obedecendo o distanciamento social nos ambientes públicos, além da disseminação e do uso obrigatório de máscaras”, afirmou Doria.
Doria anunciou um novo modo de isolamento social por região, se o município apresentar índice de isolamento acima de 55% e houver uma queda nos números de casos por 14 dias seguidos e a ocupação das UTIs estiveram abaixo de 60%, o município poderá avançar para as novas etapas de flexibilização.
Os municípios poderão avançar de fases se em 14 dias o indicador da saúde não apontar novos casos, se houver piora, o município voltará a fase anterior de restrições ou à quarentena.
O Governador anunciou a ação como medida preventiva ao coronavírus para que o sistema de saúde não entre em colapso por conta da grande demanda de pessoas doentes.
A coletiva de impressa foi realizada no Palácio dos Bandeirantes.