O Governo do Estado de São Paulo emitiu uma nota neste sábado, após a Associação Mata Ciliar, divulgar nas redes sociais um comunicado sobre um possível fechamento do local que abriga centenas de animais de toda a região. Atualmente Cajamar tem convênio com a Mata Ciliar, onde são encaminhados animais vítimas de maus-tratos ou acidentados.
De acordo com a Mata Ciliar, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado de São Paulo indeferiu as autorizações de instalação e de uso e manejo da fauna silvestre. O ofício foi indeferido e pede que os animais sejam entregues ao Governo do Estado, o que representaria o fechamento da área do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras).
Após a polêmica, o Governo do Estado divulgou uma nota:
Nota do Governo do Estado
“O Estado de São Paulo reconhece a importância de iniciativas como a da Associação Mata Ciliar.
Por um erro administrativo, o documento foi parcialmente inscrito no sistema sem o parecer final. Até que se encontre uma solução conjunta para o manejo dos animais, que continuam sendo assistidos no local, está sendo emitida uma autorização provisória.
A Lei Federal 12.725/2012 determina que é proibido esse tipo de atividade nas proximidades de aeroportos em razão do risco para as aves e para o tráfego aéreo. Uma nova reunião com a associação e com a Prefeitura de Jundiaí será convocada nos próximos dias a fim de buscar alternativas para o caso.”