Um forte ciclone (anômalo), se formou na região sul do Brasil. Diferente da maioria dos ciclones que se formam na costa e seguem em direção ao oceano, este ciclone se formou no mar e está em direção à costa, com ventos constantes de 100 kmh.
O Rio Grande do Sul e o Sul de Santa Cataria, serão os locais mais atingidos pela ventania. A MetSul Meteorologia publicou uma animação das áreas que serão mais afetadas. Cor vermelha são ventos de 100 kmh e roxo a partir de 120 kmh.
Os ventos devem destelhar casas, derrubar arvores e até postes, afetando o fornecimento de energia e telecomunicação. Os ventos também aumentam no Estado de São Paulo com velocidade entre 50 e 60 kmh.
Por conta do ciclone, há previsão de ressaca com ondas entre 3 e 5 metros entre o Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, passando pelo litoral paulista.
Para ler a matéria completa, clique AQUI e acesse o site da MetSul.
TEMPO | Projeção de vento do WRF (Weather Research and Forecasting) da @metsul entre a tarde de terça e a manhã de quarta com dados da rodada das 12Z de hoje. Leia alerta em https://t.co/hinqRcD296. pic.twitter.com/LCaVTZBMri
— MetSul.com (@metsul) May 17, 2022