spot_img

IPEM realiza plantão de taxímetro em Cajamar

taageero-banner
Os taxistas de Cajamar já podem consultar no site do IPEM-SP (www.ipem.sp.gov.br) as datas dos plantões de verificação de taxímetro, voltados especificamente àqueles que precisam validar o instrumento após mudança de veículo, troca ou reparo. A próxima ação está programada para acontecer nos dias 23 e 24 de maio, a partir das 9h, sendo o ponto de partida à na Avenida Professor Walter Ribas de Andrade, altura do número 112.
A verificação anual é obrigatória a todas as categorias de táxi. No caso dos plantões, somente os taxistas que precisam validar o instrumento após mudança de veículo, troca ou reparo do taxímetro devem comparecer.
Os taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. As multas podem variar de R$ 500 a R$ 5.000 mil, dobrando na reincidência.
Para agendar o atendimento é necessário acessar o site do IPEM-SP e emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa de verificação. Sem o agendamento online e a taxa quitada, o atendimento não é realizado.
Na data da verificação, o taxista ou responsável pelo veículo deve apresentar os seguintes documentos:
– alvará de estacionamento fornecido pela prefeitura;
– certificado de propriedade do veículo;
– certificado de verificação do IPEM-SP, referente ao último exercício;
– GRU quitada;
– comprovante de endereço;
– guia de serviço fornecida por oficina credenciada pelo IPEM-SP.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 5062-7761 ou (11) 5062-8510, além de pessoalmente na Sede da Delegacia de Ação Regional do IPEM-SP Oeste, localizada à Avenida Afrânio Peixoto, 188 – Butantã.
Fique de olho
Para identificar se o taxímetro foi verificado pelo IPEM-SP, o consumidor deve observar a existência do lacre amarelo, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do selo do Inmetro com a frase “verificado até 2018”. Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta. Em alguns casos poderão ser encontrados com a etiqueta “verificado até 2017”, pois, o instrumento pode ser que ainda não tenha sido verificado, devido ao cronograma conforme o alvará.
O valor da bandeira é estabelecido pela prefeitura de cada município, mas é importante estar atento ao horário em que as bandeiras ‘um’ e ‘dois’ podem ser utilizadas, para não pagar mais caro pela corrida.
O consumidor que notar irregularidades ou tiver dúvidas pode realizar denúncia na Ouvidoria do IPEM-SP por meio do telefone 0800 013 05 22 ou pelo e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

Siga o Destaque Regional

125,854FãsCurtir
99,547SeguidoresSeguir
2,366SeguidoresSeguir
552InscritosInscrever

Leia mais