Após as enchentes durante a madrugada e manhã deste sábado (1), no Distrito de Jordanésia (LEIA), o Polvilho é a nova região de Cajamar afetada por alagamentos.
Diferente do Rio Ribeirão dos Cristais, de Jordanésia, onde a nascente é próxima dos locais afetados pelos alagamentos, e as enchentes costumam ocorrer durante ou minutos após as chuvas, o Rio Juqueri (POLVILHO) tem comportamento diferente.
De acordo com a Defesa Civil, a água que inundou Franco da Rocha e Caieiras, leva horas até chegar em Cajamar, por isso, o nível do rio começou a subir muito, especialmente no período da tarde, horas após a chuva torrencial da madrugada que inundou Franco da Rocha e Caieiras, cidades cortadas pelo Rio Juqueri.
NÍVEL DO RIO SUBINDO 10CM POR HORA NO POLVILHO
Medições feitas pela Defesa Civil de Cajamar, indicam que, entre às 15 às 17 horas, o Rio Juqueri subiu 10cm por hora, atingindo residências na Rua Fernão Dias, comunidade Linha do Trem e áreas próximas.
Por conta disso, todas as equipes foram direcionadas para a região, uma vez que a previsão de mais chuva nos próximos dias, pode agravar a situação, visto que, mesmo se não chovesse, o nível do Juqueri desceria lentamente.
ALERTA METEOROLÓGICO
Somente entre às 0h às 6h da manhã deste sábado (1), choveu em Cajamar 101 milímetros. Em Caieiras a chuva foi de 124 milímetros. A previsão é que até segunda-feira, chova mais 100 milímetros na região, o que agrava ainda mais a situação.