spot_img
spot_img

Nutricionistas explicam como prevenir a Doença Renal Crônica

spot_img

Title image box

Add an Introductory Description to make your audience curious by simply setting an Excerpt on this section

spot_img
spot_img

UBS de Jordanésia e Polvilho participam de dinâmica para verificar o conhecimento da população sobre o assunto
A equipe da Divisão de Nutrição, realizou dinâmica no início de março na UBS do Polvilho, para verificar o conhecimento da população sobre a prevenção da Doença Renal Crônica.
Foram mostradas placas com figuras de alimentos para que os pacientes identificassem quais alimentos ajudavam ou preveniam o aparecimento da doença e desta maneira explicar como a alimentação influencia na prevenção e tratamento.
Um método utilizado para fixar as explicações foi a analogia feita com o farol de trânsito com as cores vermelha (evite), amarela (modere) e verde (prefira). Consumir diariamente frutas, verduras e legumes, ingerir dois litros de água e utilizar temperos naturais (cebola, alho, salsinha e orégano), fazem parte dos alimentos “verdes”, simbolizando hábitos alimentares saudáveis.
Embutidos (salsicha, linguiça, mortadela, salame, presunto), enlatados (milho, ervilha, azeitonas, palmito), molhos prontos, açúcar, refrigerantes, sucos artificiais, congelados e bebidas alcoólicas, pertencem a lista dos “vermelhos”, a serem evitados, e por fim, os que podem ser consumidos desde que moderadamente, os “amarelos”, como fígado, coração, sarapatel, moela, dobradinha e sal.
A urina espumosa ou com sangue, anemia, cansaço, dor nas costas, nos rins e inchaços, são alguns dos indicativos dos sintomas da doença renal crônica. Histórico familiar, níveis elevados de colesterol, diabetes, pressão alta, tabagismo e obesidade aumentam a possibilidade do desenvolvimento de doenças, entre elas as renais.
A prevenção, segundo as nutricionistas, deve estar associada ao controle da pressão arterial, glicemia, alimentação saudável e realização de exames periódicos de saúde.
Em Jordanésia, a atividade que faz parte de um cronograma da Divisão de Nutrição, para a população de Cajamar, também foi desenvolvida.

Compartilhe

Outras notícias

Mais de 17 mil alunos em Cajamar recebem Ovos de Páscoa

Os alunos das unidades do Colégio do Futuro de Cajamar tiveram uma grande surpresa...

GCM Cajamar prende homem que batia e mantinha esposa em cárcere

A Guarda Civil Municipal de Cajamar prendeu nesta quinta-feira (28) J.F.M. da Silva (foto)....

32 mil Ovos de Páscoa estão sendo entregues em Santana de Parnaíba

A Prefeitura de Santana de Parnaíba realiza a entrega de 32 mil Ovos de...