Após dois anos sem a presença dos fiéis, Pirapora do Bom Jesus está preparada para receber os devotos do Senhor Bom Jesus. A expectativa de Prefeitura é que 60 mil católicos passem pela cidade ao longo da Semana Santa para participarem das celebrações realizadas no Santuário e pagarem suas promessas. Principal destino turístico religioso da região Oeste da Grande São Paulo, Pirapora vai disponibilizar apoio de saúde e segurança, além de toda infraestrutura aos romeiros e turistas que visitarem a cidade.
“É uma alegria imensa abrir as portas da Cidade da Fé Viva para receber os devotos do Senhor Bom Jesus, os romeiros e os pagadores de promessa que vêm a Pirapora para agradecer um milagre do nosso padroeiro ou pedir por sua proteção. A fé é o que move este município e esse sentimento é ainda maior durante a Semana Santa. Estamos fazendo de tudo para que as coisas saiam conforme planejado e que os fiéis vivam aqui uma experiência inesquecível”, afirmou o prefeito Dany Floresti.
Ao longo de toda a Semana Santa, inclusive no feriado, a Secretaria de Cultura e Turismo estará aberta para atender os fiéis e oferecer apoio logístico às romarias que visitarão a cidade até o próximo domingo (17). Embora as romarias estejam liberadas desde o último mês de março, esse será o primeiro evento religioso de grande porte realizado na cidade desde o início da pandemia. Em 2020 e 2021, as celebrações da Semana Santa aconteceram de maneira virtual.
Neste ano, 34 celebrações foram programadas entre o Domingo de Ramos e a páscoa, sendo oito delas, de hora em hora, na Sexta-feira Santa (15). A primeira acontece às 5h.
Mesmo com a presença de público liberada, a precaução e os cuidados com a Covid-19 continuam. Totens com álcool em gel serão distribuídos na cidade, principalmente na Praça da Matriz, onde está localizado o Santuário do Senhor Bom Jesus. Os banheiros públicos também foram reformados para atender os turistas, inclusive pessoas com deficiência.
Ao longo da Semana Santa a Secretaria de Saúde vai destacar equipes para atender os fiéis, principalmente os pagadores de promessa que levam cruzes até o Santuário, enquanto a Secretaria de Segurança vai intensificar as ações da Guarda Civil Municipal para garantir a tranquilidade do evento.