Uma forte e poderosa massa de ar polar se desprendeu do Polo Sul e está a caminho da região sul e sudeste do Brasil. Segundo os modelos meteorológicos, essa será a mais forte massa de ar frio dos últimos anos, tendo potencial para provocar geada generalizada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Sul e Oeste de Minas Gerais e sul do Estado do Rio de Janeiro.
O frio será tão forte que são esperados acumulados de neve nas áreas de serra do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e até mesmo em Curitiba e no Sul do estado de São Paulo. Veja modelo:
A massa fria começa a entrar na quarta-feira, dia 19 no Rio Grande do Sul e na sexta-feira chega ao Estado de São Paulo.
Haverá geada em praticamente todo o interior do Estado de São Paulo no sábado, onde deve ser registrado o “pico do frio”.
Na região de Monte Verde (MG) e Campos do Jordão (SP), cidades que ficam na Serra da Mantiqueira, são esperadas temperaturas negativas.
Antes do frio, a semana será de muita chuva no Sul e São Paulo, com acumulados entre 80 e 100 milímetros.
A grande chance de neve nas Serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina já movimentam a rede hospitaleira, mesmo com a restrições impostas por conta da pandemia do coronavírus.
Com informações: METSUL