Policiais civis da Divisão de Investigações Criminais contra o Meio Ambiente, do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DIICMA/DPPC), desmantelaram nesta quinta-feira (5) uma rede dedicada à fabricação e soltura de balões, uma prática perigosa para a segurança e o meio ambiente.
A operação, chamada “Safe Sky” – Fase II, cumpriu mandados de busca e apreensão em várias cidades do estado de São Paulo, entre elas Francisco Morato.
Os mandados foram autorizados pela Justiça, que investiga crimes como fabricação, venda, transporte e soltura de balões, além de incêndios e formação de quadrilha. As buscas ocorreram em São Paulo, Santo André, São Caetano, Francisco Morato, Guarulhos, Campinas e Bom Jesus dos Perdões.
Durante a operação, foram confiscados diversos itens, como oito celulares, balões e equipamentos para a fabricação deles. Dois suspeitos foram presos em flagrante com materiais para a confecção de balões e foram autuados por esses crimes.
Após o pagamento de fiança, os dois foram liberados para responder ao processo em liberdade. Ambos admitiram ter participado da soltura de um balão de 75 metros em um pesqueiro em Bom Jesus dos Perdões, no dia 22 de julho, o que gerou um novo inquérito.
A Polícia Militar Ambiental também participou da ação, aplicando uma multa administrativa de R$ 10 mil a cada infrator. A operação “Safe Sky” tem como objetivo reforçar o combate a práticas que ameaçam a segurança pública e o meio ambiente, destacando o compromisso das autoridades com a preservação ambiental e a segurança da população.