Na tarde da última quinta-feira (28) o Prefeito de Cajamar, Danilo Joan, foi ao Palácio dos Bandeirantes buscar a flexibilização da quarentena na cidade, tendo em vista que, de acordo com as novas regras impostas pelo governador, a região metropolitana está na área vermelha, ou seja, sem flexibilização da quarentena.
Durante a reunião, os prefeitos das cidades foram informados que o modo de estratégia foi mudada, pois, anteriormente era pela taxa de isolamento, depois pela distribuição de máscaras, depois pelo número de internações e agora é pelo número de leitos disponíveis para atender a demanda de novos casos.
Com a nova regra, os números de leitos estipulados pela Comissão de Saúde do Estado são de 170 leitos para toda a Região Metropolitana de São Paulo.
Na reunião, ficou determinado que a questão dos leitos devem ser organizadas pelos consórcios que compõem as micro regiões; Cajamar faz parte do CIMBAJU (Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri).
O Prefeito Danilo Joan ressaltou que as avaliações do Governo do Estado aconteceriam à cada 15 dias, mas, por intervenção dos prefeitos agora as avaliações serão realizadas semanalmente e está marcada para a próxima terça-feira (2).
“É uma situação que não da para entender, cerca 25% da população de Cajamar sai para trabalhar em São Paulo, então como é que faz, a população de Cajamar vai trabalhar em SP e se contamina e acaba contaminando, volta para Cajamar e acaba contaminado os outros munícipes de Cajamar que ainda estão sem o direito de sair para trabalhar” disse Danilo Joan.
Veja abaixo o vídeo na íntegra: