spot_img
spot_img

Previsão atualizada confirma temperatura de -0ºC em SP e neve no Sul

A última atualização dos modelos meteorológicos continuam mantendo a previsão de temperaturas negativas nos três Estados do Sul do Brasil e em áreas do Estado de São Paulo e Sul de Minas Gerais. A fortíssima massa de ar polar poderá ser a mais forte do século e causar prejuízos na agricultura e até mesmo morte de pessoas em situação de vulnerabilidade.

A FRENTE FRIA – SUL

A frente fria que antecede a massa polar vai entrar no Brasil pelo Estado do Rio Grande do Sul na segunda-feira, dia 26, provocando chuva e acentuada queda de temperatura. No dia 27, terça-feira, a chuva já chega em Santa Cataria e no Paraná, fazendo a temperatura despencar rapidamente. Nas serras e áreas de planalto dos três Estados, a temperatura mínima já pode chegar a zero grau.

Na quarta, quinta, sexta e sábado, dias 28,29,30 e 31, praticamente todas as regiões do Sul do Brasil, exceto litoral, terão temperaturas negativas com possibilidade de geada negra, que pode matar a vegetação, provocando sérios prejuízos à agricultura.

NEVE

Os modelos meteorológicos mantém a chance alta de neve nas serras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e até mesmo no planalto sul do Paraná, entre a noite de quarta-feira (28) e madrugada de quinta-feira (29), atingindo cidades, tais como: Canela/RS, Caxias do Sul/RS, São Joaquim/SC, Urupema/SC, Caçador/SC e Cruz Machado/PR. Confira o mapa abaixo:

Mapa mostra a região com chance de neve na madrugada de quinta-feira (29).

A FRENTE FRIA – SÃO PAULO

Na quarta-feira, dia 28, é a vez do Estado de São Paulo experimentar a volta da chuva, que não cairá em todas as regiões, mas manterá o céu nublado com ventos gélidos e temperatura máxima entre 17ºC e 18ºC enquanto as mínimas ficarão entre 5ºC a 10ºC na Grande São Paulo.

Na quinta-feira, dia 29, o Estado de São Paulo já vai amanhecer com muito frio. Temperaturas entre 1ºC e 7ºC serão registradas em toda a Grande São Paulo, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, regiões de Sorocaba, Bauru, Presidente Prudente e Campinas, conforme mapa abaixo:

Temperaturas previstas para o amanhecer de quinta-feira, dia 29 de julho, na Grande São Paulo, Vale do Paraíba e Ribeira, regiões de Campinas, Sorocaba, Bauru e Bragança Paulista.

SEXTA-FEIRA – O ‘PICO’ DO FRIO

A sexta-feira, dia 30 de julho de 2021, deverá ficar marcada na história da meteorologia. Se confirmada, será o dia mais frio do século, com geada generalizada no Estado de São Paulo e temperaturas negativas em várias regiões, o que pode provocar a morte de moradores de rua e/ou pessoas em vulnerabilidade.

Em praticamente todas as regiões do Estado de São Paulo, os modelos atuais indicam temperaturas negativas, conforme mapa baixo: (ATENÇÃO: As previsões podem mudar com o passar dos dias, essa é a indicação atual publicada no domingo, dia 25).

Mapa mostra o tamanho da massa de ar frio e temperatura prevista para o dia 30 a 1500 metros de altitude, com inacreditáveis -10ºC em áreas do Sul e faixa leste de São Paulo e até -5ºC nas demais regiões de São Paulo, Rio de Janeiro, sul e leste de Minas, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.