Com a chegada do Dia dos Pais, que será comemorado neste domingo (08), o Procon da Prefeitura de Cajamar traz orientações sobre a compra de presentes. Após este período em 2020, a Fundação Procon-SP identificou um aumento de 400% no número de reclamações em relação ao ano anterior. Devido à pandemia, o comércio digital cresceu e muitos consumidores não tinham experiência na compra por esses canais.
Para evitar problemas na hora da compra, o Procon de Cajamar traz algumas dicas:
- compare os preços;
- escolha empresas que tenham boas avaliações;
- nas compras online, fique atento às informações sobre o fornecedor (se a empresa existe, CNPJ, endereço físico e canais de atendimento);
- desconfie caso o preço do produto esteja muito abaixo do valor de mercado, o que pode indicar que o produto não é de qualidade ou até mesmo falsificado;
- cuidado com a forma de pagamento, especialmente se for parcelada em razão da inclusão de juros e se possível, optar pela aquisição à vista, o que pode viabilizar um desconto maior;
- exija a nota fiscal, o que facilita caso seja feita alguma reclamação em caso de vício do produto.
O Procon de Cajamar recebe denuncias e reclamações exclusivamente pelo APP Cajamar disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos, tanto para o sistema iOS como para Android. As reclamações são respondidas em um prazo máximo de até 48 horas. Caso o munícipe não tenha acesso ao APP Cajamar o Procon atenderá presencialmente mediante agendamento pelo telefone: (11) 4447-2030.
Serviço
Atendimento Procon: APP Cajamar
Para baixar:
O App Cajamar está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos, tanto para o sistema iOS como para Android.
Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.sp.cijun.appsol.cajamar
iOS: https://apps.apple.com/br/app/prefeitura-de-cajamar/id1497554782