spot_img

Programa de orientação para combater a Obesidade Infantil tem início em Cajamar

spot_img

Title image box

Add an Introductory Description to make your audience curious by simply setting an Excerpt on this section

taageero-banner
Prefeitura de Cajamar realizou em abril (20) um encontro para auxiliar os pais sobre orientações das causas e complicações da Obesidade Infantil que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a cada três crianças, uma está acima do peso.
A equipe da Diretoria Municipal de Saúde explicou que a Obesidade Infantil caracteriza-se por acúmulo de gordura corporal causada por consumo excessivo de frituras, doces, salgadinhos e outros problemas como sedentarismo, fatores familiares e psicológicos (bullying), e enumeraram algumas doenças decorrentes destes fatores como diabetes, pressão alta, aumento do colesterol, lesões nas articulações, problemas psicológicos, cardiovasculares, respiratórios e diminuição da autoestima.
Melhorar o hábito alimentar aos poucos, incentivando o consumo de legumes, verduras, frutas, aveia, vitaminas e lanches naturais, estabelecendo horários para as refeições, que devem ser feitas longe da televisão, computador ou celular, em ambiente saudável e de preferência junto com a família, e estimular a inclusão de atividades físicas diárias na rotina das crianças foram às recomendações da equipe.
É importante que pais, avós e familiares sejam exemplo para os filhos e que não ofereçam refrigerante, bolachas recheadas e chocolate, como recompensa por alguma boa atitude.
Ao assistir televisão as crianças são incentivadas, nas propagandas dos intervalos comerciais, a comer “besteiras”. Estudos mostram que alimentos multiprocessados são introduzidos na alimentação infantil cada vez mais cedo e como consequência as doenças que eram típicas dos adultos (hipertensão, diabetes e até esteatose hepática (acúmulo de gordura no fígado)) estão sendo comuns em crianças. Por isso as nutricionistas propõem substituir refrigerante por suco natural, iogurtes feitos a partir de leite batido com frutas, em vez dos industrializados e lanches naturais com milho, frango desfiado queijo branco, alface e tomate, picolé de salada de frutas e bolinho de brócolis assado, todos como sugestões de receitas que as mães levaram para casa.

Compartilhe

Outras notícias

Cajamar terá encontro de carros antigos no domingo (26)

Acontece no próximo domingo, dia 26 de maio, no estacionamento do Ginásio do Polvilho,...

Marginal foge da prisão, faz assalto em Cajamar e é preso pela PM

Os policiais da 3ª CIA do 26º Batalhão de Cajamar, prenderam na madruga desta...