Até 12 de julho estarão abertas as inscrições do Programa STEAM SP – uma iniciativa da Fundação Internacional Siemens Stiftung em parceria com o Laboratório de Sistemas Integraveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). O objetivo do programa é formar professores para a prática da educação em STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e aprendizagem por projetos, além de metodologia científica para orientar estudantes em projetos investigativos. As inscrições devem ser feitas neste link: https://steamsaopaulo.febrace.org.br/, onde constam também informações detalhadas sobre o programa. São oferecidas 100 vagas gratuitas e podem se inscrever professores do ensino médio e técnico de escolas públicas de Cajamar. No ato da inscrição, é preciso responder um questionário e anexar carta de recomendação assinada pela direção da escola. O curso ocorrerá entre os meses de agosto e novembro de 2021. O Programa Com carga horária de 120 horas, o programa será ministrado em quatro módulos, consecutivos e interdependentes, incluindo atividades na Plataforma APICE – Aprendizagem Interativa em Ciências e Engenharia. Os participantes executarão atividades avaliativas e participarão de encontros de formação e de mentoria. Todas as atividades serão no formato online. “A transformação digital da sociedade e a pandemia da Covid-19 tornaram prementes o uso de ferramentas mais eficazes de ensino e aprendizagem”, afirma a coordenadora científica e pedagógica do programa, Roseli Lopes de Deus, professora da Poli-USP. “Trata-se de uma oportunidade ímpar para os professores terem acesso a um conteúdo didático inovador, e de serem acompanhados por especialistas nos temas abordados”, acrescenta. O Programa STEAM SP é um dos 14 projetos sul-americanos apoiados pela Fundação Internacional Siemens Stiftung, por meio da iniciativa “STEM – Education for Innovation”. Lançada no início deste ano, a iniciativa teve também suporte do Fundo de Alívio Covid-19 da Siemens Caring Hands. Seu objetivo era apoiar propostas de ensino-aprendizagem ou soluções em educação digital que ajudassem professores e alunos diante das dificuldades do ensino a distância. De acordo com a UNESCO, só na América Latina, cerca de 160 milhões de alunos foram afetados pelo fechamento de escolas causado pela pandemia. |