O Prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar (PSDB), decretou estado de calamidade pública no município de Santana de Parnaíba. O comunicado ocorreu nesta sexta-feira (20).
Com o decreto, o município suspendeu todos os cultos religiosos na cidade e o fechamento de todos os estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços e colégios a partir de segunda-feira (23).
Está proibida a circulação de idosos acima de 60 anos nas ruas, devendo ficar em isolamento em casa. Também está proibida o consumo de álcool e cigarros e narguilé nos locais públicos da cidade.
Todo atendimento público está suspenso na cidade a partir de segunda-feira (23), exceto o velório municipal que poderá ter apenas 10 integrantes no velório.
Só ficaram abertos supermercados, peixarias, varejões, padarias, lojas de alimentos para animais, postos de combustíveis, distribuidores de gás e água, farmácia, lotéricas, casas lotéricas, bancos e oficinas mecânicas.
Restaurantes e lanchonetes devem funcionar apenas com entregas nas residências.
No pronunciamento o prefeito ressaltou a importância da higienização e de manter-se em casa e só sair em caso de extrema necessidade. Está proibido acompanhantes nas unidades de saúde!
Todos os profissionais da saúde do município serão submetidos aos testes do novo coronavírus.
A vacinação contra a gripe, somente para idosos, deve ter início nesta segunda-feira, dia 23. A distribuição deverá ser feita de forma gradual em todas unidades de atenção básica.
Sobe para seis o número de casos confirmados na cidade
Em apenas 24 horas, um novo caso foi confirmado na cidade, subindo de cinco casos na quinta-feira, para seis casos nesta sexta-feira.
Veja o vídeo na íntegra gravado ao vivo no gabinete do prefeito.