Historicamente, o mês de janeiro costuma ser o mais chuvoso do ano no Estado de São Paulo. Apesar disso, entre os dias 1 até o dia 23, o que se viu, em apenas alguns dias, foram apenas pancadas de chuva fortes, com granizo e ventos, porém, de forma passageira e sem grandes acumulados.
Entre os dias 24 ao dia 26, o calorão continua e as pancadas de chuva entre as tardes e noites, já devem aumentar de intensidade e duração, podendo causar complicações com alagamentos. Porém, a pior está por vir.
PADRÃO DOS VENTOS VAI MUDAR, TRAZENDO MUITA CHUVA – ÚLTIMA SEMANA DE JANEIRO
Essa condição de forte calor e pancadas de chuva entre as tardes e noites, deverá mudar, especialmente entre os dias 27 ao dia 31, com a formação do corredor de umidade entre a Amazônia, até o litoral de São Paulo.
Os modelos meteorológicos prevêem volumes de precipitação (chuva), que podem chegar aos 200 milímetros, em apenas cinco (5) dias, na faixa leste do Estado, atingindo o litoral, vales do Paraíba e Ribeira, Grande São Paulo e as regiões de Sorocaba e Campinas. Região de Ribeirão Preto também receberá muita chuva.
Sul de Minas, Serra do Rio de Janeiro e Triângulo Mineiro, também estão em alerta para chuva forte e volumosa neste período.
AVISO PARA ENCHENTES E DESLIZAMENTOS DE TERRA
Moradores de áreas de risco devem ficar atentos aos avisos da Defesa Civil municipal e estadual. Caso a previsão se cumpra, essa quantidade de chuva será capaz de causar enchentes em várias cidades e deslizamentos de terra.