O Estado de São Paulo deverá entrar em alerta de perigo para o risco de chuva torrencial a partir de quinta-feira, dia 26 de dezembro.
Diversos modelos meteorológicos estão concordando que o Estado de São Paulo, especialmente as regiões de Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba, Grande São Paulo e litoral, devem receber grandes volumes de chuva, a partir do dia 26.
Essa chuva será causada por conta da formação de um Sistema de Baixa Pressão e a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (Rios voadores), que canalizam a umidade da Amazônia em direção ao sudeste. Esse fenômeno é comum no verão.
Com essa formação, estão previstos vários dias com chuvas volumosas se estendendo até o sábado (28). Neste período, a previsão do modelo GFS indica acumulados na faixa dos 250 mm de chuva, entre as porções centro e leste do estado (foto).
PERIGO PARA DESLIZAMENTOS E ENCHENTES
Se confirmada a previsão, há risco elevado para deslizamentos de terra e transbordamentos de córregos e rios, podendo causar enchentes em várias cidades.
A população que vive em área de risco deve ficar atenta e entrar em contato com a Defesa Civil, em caso de rachaduras, portas enroscadas e qualquer sinal que possa indicar movimentação do solo.