spot_img
spot_img

Sem documentos e inelegível, Toninho Ribas faz convenção em Cajamar

spot_img

Na data de ontem (5), o ex-prefeito de Cajamar, Toninho Ribas, realizou uma convenção partidária no bairro de Jordanésia, em frente ao diretório do Partido Verde (PV) de Cajamar, onde anunciou sua candidatura para as eleições municipais. No entanto, a formalidade dessa convenção é questionável, uma vez que não há qualquer documentação que comprove sua legitimidade.

Atualmente, o Partido Verde (PV) encontra-se inativo no município de Cajamar, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral, por decisão do diretório estadual do partido. Além disso, Toninho Ribas enfrenta um obstáculo significativo: ele está inelegível até 2027, conforme decisão proferida pelo juiz de Cajamar na última quarta-feira, dia 31 de julho.

Mesmo que Toninho Ribas consiga reativar o partido, ele ainda precisa seguir as diretrizes da Federação Brasil da Esperança, que integra os partidos PV, PT e PCdoB. O presidente da federação é Raimundo Nonato, também presidente do diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) em Cajamar. A federação já oficializou Raimundo Nonato como candidato a prefeito pelo PT em sua convenção no último dia 01 de agosto.

A base de apoio a Toninho Ribas está buscando na justiça o poder de presidência da federação e a reativação do Partido Verde. No entanto, já perderam dois processos em primeira e segunda instâncias locais e aguardam uma liminar de Brasília para obter êxito. Mesmo que consigam, persiste o impasse da candidatura de Toninho Ribas devido à sua inelegibilidade até 2027.

Com essa solicitação de recurso, às próximas semanas serão decisivas para definir os rumos das eleições municipais e a possível participação de Toninho Ribas no pleito, mesmo com todos os processos.

spot_img