A TIM foi a primeira operadora a licenciar um site (Sistema de Transmissão Terrestre), no Distrito de Jordanésia, em Cajamar (foto). Com a licença, a operadora já pode instalar as novas antenas e rádios e ativar o sinal.
As antenas 5G serão instaladas na nova torre, recém instalada, que fica na região central, fazendo com que o sinal alcance todo o bairro.
Além da TIM, a Claro ativou a primeira base de transmissão 5G em uma torre no condomínio Forest Ville, no Distrito do Polvilho (leia).
POR ENQUANTO O SINAL É LIMITADO
Lentamente as operadores estão atualizando os sistemas de transmissão instalados nas torres, por isso, por enquanto, o sinal 5G funcionará apenas em locais limitados, especialmente nas áreas centrais.
Para ter acesso, é necessário ter um celular ou modem compatível com a nova tecnologia, que proporciona velocidades de navegação que podem passar de 1 giga de velocidade.
INTERFERÊNCIA NAS ANTENAS PARABÓLICAS
Com a ativação do 5G, o sinal das antenas parabólicas sofrerão interferências, uma vez que o 5G usa a mesma frequência do sinal analógico transmitido pelo satélite.
Por isso, quem ainda tem antenas parabólicas, devem trocar pelas antenas digitais, caso queiram continuar assistindo TV aberta.