Os usuários da operadora de telefonia móvel TIM, em Cajamar, estão indignados com a fraca cobertura de rede no município. Em diversos bairros da cidade não há sinal da operadora e quando existe, funciona de forma localizada, abrangendo apenas algumas regiões.
O problema que sempre ocorreu na cidade, é ilustrado no mapa de cobertura da própria operadora (Foto), que assume que não há cobertura de rede na metade do distrito do Polvilho, bairro do Guaturinho, parte de Jordanésia, além de todo o bairro do Ponunduva.
“O celular encontra área somente no lado de fora, quando entro em minha residência tenho que deixar o aparelho em local especifico para conseguir falar ou acessar a internet. A cobertura é muito ruim, falta antenas para melhorar o sinal” – ressaltou Ester dos Santos, moradora do Parque São Roberto I em Jordanésia.
Um levantamento feito pelo Portal Cajamar Notícias junto à Anatel (Agencia Nacional de Telecomunicações), e o Portal Teleco, revela que a TIM é a operadora com menos antenas de transmissão em Cajamar, somando somente seis (6), operando com a tecnologia 3G, conforme imagem ao lado.
Em nota ao Cajamar Notícias, a TIM informa que devido a uma falha em suas redes 2G e 3G no bairro de Jordanésia, em Cajamar, clientes da operadora sofreram dificuldades para realizar, receber chamadas e fazer uso de dados pelo celular. A operadora informa que os serviços já foram restabelecidos. Em relação à zona rural Ponunduva, não há previsão de cobertura de rede da empresa. Quanto às demais regiões, a companhia reforça que trabalha constantemente para a melhoria da qualidade do serviço prestado.
COMPARATIVO
O mapa também revela que a VIVO é a operadora com mais antenas (torres) na cidade, somando 13. A operadora também possui sinal 4G em grande parte do município e é a preferida da população com cerca de 28,89% dos usuários de telefonia móvel em Cajamar.
Em segundo lugar a operadora CLARO, com 10 antenas (torres) no município. A operadora também trabalha em 4G na cidade, ficando na segunda colocação com 22,22% dos usuários de telefonia móvel em Cajamar.
Em terceiro vem a NEXTEL com nove (9) antenas 3G, ficando com 20% da preferência de telefonia móvel em Cajamar.
Em Quarto lugar, a OI, com sete (7) antenas ( sendo três operando em 3G e quatro em 2G), ficando com 15,56% da preferência.
Por fim a TIM, na quarta colocação, a operadora com menos antenas no município, também é usada pela minoria dos usuários em Cajamar, somando seis (6) antenas e ficando com 13,33% da preferência.