spot_img
spot_img

VIVO está ampliando sinal em Cajamar e se prepara para o 5G

spot_img

A operadora VIVO está atualizando todo o sistema de transmissão móvel em Cajamar. Os novos sistemas são preparados para suportar alta demanda de dados e já podem serem usados para o 5G, que, por enquanto ainda não serão ativados.

Os novos rádios 4G/4.5G operam simultaneamente nas frequências de 700 mhz (usada na tv analógica antigamente), 1800 mhz, 2100 mhz e 2600 mhz. Juntas, as frequências garantem uma velocidade mais rápida de navegação, mesmo no 4G.

Todos os sites (antenas) serão interligados por fibra óptica, garantindo velocidade e qualidade no sinal.

Além disso, está sendo ativado em todo o município a tecnologia VoLTE (Voz via 4G), que proporciona que uma ligação seja feita via 4G e não mais usando sinal do 2G ou 3G, proporcionando uma qualidade de ligação em alta qualidade.

Além da atualização do sistema de transmissão, cinco (5) novas torres/antenas estão sendo instaladas na cidade, sendo uma no bairro do Ponunduva, uma no bairro Vila União, uma no Jardim Santana (Polvilho), uma no Guaturinho e uma no empresarial Gato Preto. A ativação destas novas antenas devem ocorrer ainda no primeiro semestre.

Preparação para o 5G

A atualização dos sistemas de transmissão e novas torres, já são um preparativo para o 5G, uma vez que, ativado, necessitará de mais antenas para cobrir a mesma área que o 4G atual.

Na Grande São Paulo, as cidades de Osasco, Guarulhos, Santo André e São Bernardo, foram autorizadas a ativar o sinal 5G na frequência de 3600 (a mesma das antenas parabólicas).

Barueri, Francisco Morato e Carapicuíba, já recebem o 5G da Claro em alguns bairros, ainda em caráter de teste e usando a frequência do 4G, uma vez que a frequência de 3600 (destinada exclusivamente para o 5G) está sendo liberada gradualmente pela Anatel.

Ativação do 5G na Grande São Paulo

Todas as cidades da Grande São Paulo deverão ser liberadas para a ativação do 5G pela Anatel ainda em Janeiro.

Após a liberação da Anatel, as operadoras podem ativar a sinal do 5G em suas antenas nestas localidades.

spot_img