O projeto prevê a realização de oficinas realizadas pelos próprios alunos, nas quais apresentam parte do aprendizado adquirido a partir das ações do Projeto Institucional Múltiplas Linguagens no Cotidiano Escolar, na próprio da Unidade Escolar. Sob o tema resíduos sólidos, denominado “SUSTENTA-HABILIDADE”, tanto alunos do segmento Fundamental I (crianças de 6 a 10 anos) com Educação de Jovens e Adultos escolhem como vão apresentar para os demais alunos o que aprenderam nas aulas.
Os professores atuam como mediadores e dessa forma, os alunos que estão em faixa-etária, séries/termos diversos podem compartilhar e participar conteúdos que não estão previstos para sua série, criando uma multiplicidade de aprendizagens como prevê o Projeto Múltiplas Linguagens, fundamentado na teoria do desenvolvimento das inteligências múltiplas de Gardner.
O propósito do projeto é fazer com que os alunos aprendam-ensinando e ensinam-aprendendo. Os trabalhos ocorrem em várias etapas, são ações diversas e permanentes que acontecem no dia-a-dia escolar, com os alunos do ensino Fundamental e EJA, sempre levando em consideração o tema escolhido e uma das etapas são as oficinas e seminários, momentos em que expressam o que aprenderam.
Na dinâmica das oficinas, cada oficina ganha uma cor, os alunos, por sua vez, recebem um cartãozinho com uma cor, a cada tempo determinado, eles circulam pelas oficinas a partir da cor do seu cartão. Cada classe tem uma oficina por período, manhã, tarde e no EJA, ainda elaboradas pelos monitores escolares, totalizando 19 (dezenove) oficinas. A comunidade escolar e pais recebem convites e os alunos são convidados a prestigiar os colegas dos turnos opostos. “Já começam desde pequenos, separar e aproveitar.
Nunca tinha presenciado algo assim, até eu aprendi um pouco”, relata a mãe de um dos alunos. “Aprendi que jogamos coisas fora que podemos aproveitar, sempre falava pro meu filho, mostrando na escola, eles acreditam no que falamos, algo simples faz a diferença”, disse Maria José mãe de aluno. “A mais legal foi a oficina da limpeza da água. Não sabia que terra limpava a água”.
As oficinas realizadas pela manhã foram: 1º ano A / profª Elaine–purificação da água suja; 2º ano A/ profª Andreia reaproveitamento de resíduos orgânicos; 2º ano B/profª Raquel – pequenas atitudes fazem a diferença (confecção de instrumentos musicais); 3º ano A / profª Adriana – jogos e maquetes confeccionadas artesanalmente; 4º ano A /profª Silvana – brinquedos e objetos reciclados; 5º ano A / profª Rosana – coleta de óleo /poluição das águas/brincadeira; 5º ano B/profº Diego – desmatamento/Reciclagem de papéis. No dia posterior às oficinas, os alunos realizam seminários, expondo o que mais chamou atenção e o que aprenderam durante o projeto. Momento em que é possível avaliar os resultados das aprendizagens adquiridas.
A EMEB FERNANDO PUPO MASSAGARDI atende alunos de ensino Fundamental I – EJA Gestão: Joyce Mateus (Diretora), Val Alves (Assessora Pedagógica) e Val Lage (Assistente De Direção) Projeto Sustenta-Habilidade –Rede / Múltiplas linguagens.