Apesar de não ser as causadoras da poluição, a proximidade com a Capital Paulista, fez com que Cajamar e Santana de Parnaíba, sejam uma das 12 cidades mais poluídas do Brasil. Os dados foram divulgados nesta semana pelo Ministério da Saúde em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.
O estudo revela que a região norte da Grande São Paulo, a média anual de material particulado fino (MP2,5) foi de 14,59 microgramas por metro cúbico (µg/m³), quase três vezes o limite de 5 µg/m³ estabelecido pela OMS.
As partículas podem ser inaladas profundamente nos pulmões, entrar na corrente sanguínea e causar doenças respiratórias, cardíacas e até câncer.
Quando o vento predomina de leste para oeste, toda a poluição da capital, litoral e cidades do ABC, seguem para as cidades que registraram o maior nível de poluição. Em condições de frentes frias litorâneas, essa região encontra o vento de oeste e, acabam ficando “presas” até a região de Jundiaí.
De forma geral, todas as cidades do Estado de São Paulo, apresentam níveis de poluição acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde.
As 12 cidades com os níveis mais elevados de poluição no Brasil são:
- Araçariguama
- Barueri
- Caieiras
- Cajamar
- Campo Limpo Paulista
- Francisco Morato
- Franco da Rocha
- Itupeva
- Jundiaí
- Pirapora do Bom Jesus
- Santana de Parnaíba
- Várzea Paulista