spot_img
spot_img

Morre ex-diretora de Educação de Cajamar, Lúcia de Carvalho

spot_img

Morreu nesta terça-feira (27), Lucia de Carvalho (foto) de 77 anos. Dona Lúcia, como era carinhosamente conhecida, nasceu em Pedregulho/SP, e dedicou sua vida para a educação.

Sua história profissional

Em Cajamar, em 1977, Lúcia assumiu o cargo de professora efetiva na EE Suzana Dias, onde lecionou no ensino fundamental e português no ensino médio até 1980.

Em 1980 foi aprovada em concurso público para Professor de Português e em 1981 começou a dar aula na EE “Prof3 Maria Elce Martins Bertelle”, no bairro de Jordanésia.

Ela também foi diretora da Escola do Bairro Saiao (Pedreira Anhanguera) e depois assistente de diretor na EE Tenente Marques (Polvilho), entre os anos de 1981 e 1986. Em 1986 foi aprovada no concurso público para Supervisor de Ensino na rede estadual paulista e ingressou na Diretoria de Ensino de Caieiras onde atuou até se aposentar.

Aposentou como Supervisora de Ensino da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo em 03 de fevereiro de 1993. De 1993 a 1998 participou da leitura crítica e analise dos livros paradidáticos do PNLD para a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.

Em 1998 deu aulas de Metodologia de Alfabetização para a turma do 5° período de graduação da Faculdade de Educação da UNICAMP. De 1993 a 1996 trabalhou na FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) do Estado, ministrando cursos na área de leitura e escrita e alfabetização para núcleos de coordenadores.

Em 1997 foi para o CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), onde fez parte da construção de legislação específica visando garantir condições e arcabouço legal para continuidade efetiva de estudos dos alunos com defasagem de idade nos Estados de Rondônia e Rio Grande do Norte.

Com toda experiência, Dona Lucia assumiu a pasta da educação em Cajamar, a convite do Prefeito Messias Candido da Silva no final de 2002, onde permaneceu à frente até 2015.

spot_img