spot_img
spot_img

Guarda de Santana de Parnaíba encontra desaparecido há 6 meses

Uma equipe da Guarda Municipal de Santana de Parnaíba, composta pelos guardas João e Getsch, realizaram o atendimento de resgate a um cidadão em situação de rua. Durante a abordagem, foi constatado que o homem sofria de esquizofrenia e estava há muito tempo longe de sua família, que mora em Minas Gerais.

Sensibilizados com a situação, os agentes encaminharam o cidadão para a UPA do bairro da Fazendinha, onde foi acompanhado em atendimento médico e, posteriormente, apresentado à assistente social do local. De acordo com a equipe da assistência, o homem já havia passado pelo serviço anteriormente, mas o contato com familiares não tinha sido estabelecido.

Para tentar solucionar o caso, o guarda GCM Elton Santos, que estava de folga, prontamente se voluntariou para ajudar. Ele conseguiu localizar um número de familiares do cidadão e, em contato com eles, descobriu que o homem estava desaparecido há seis meses. A família informou que ele fazia uso de medicação controlada e vinha sendo procurado desde então.

A família, aliviada, agradeceu a colaboração da equipe da GCM de Santana de Parnaíba e já está a caminho da cidade para buscar o familiar. O cidadão permanecerá sob os cuidados da assistente social Geovana até a chegada dos familiares.

Esse reencontro evidencia a importância da atuação integrada entre as forças de segurança e os serviços de saúde e assistência social, reforçando o papel fundamental da Guarda Municipal no cuidado com a população em situação de vulnerabilidade” – disse João, supervisor da GCM.