Na manhã do último domingo (21), o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Barueri, mantido pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), promoveu a repatriação de 185 animais silvestres para o Centro de Triagem do Ibama em Aracaju, no Estado de Sergipe. Entre os animais transportados estavam 175 jabutis e 10 aves, sendo três corrupiões e sete galos-de-campina.
Os animais são vítimas do tráfico de fauna, além de casos provenientes de apreensões realizadas pela Polícia Ambiental e de entregas voluntárias feitas pela população. Por serem espécies nativas da região Nordeste, a destinação para Sergipe é fundamental para garantir a preservação de seus ciclos naturais.
A repatriação consiste no retorno dos animais à região de origem, respeitando as características ecológicas de cada espécie. Esse cuidado evita impactos ambientais e contribui para a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas, já que cada animal desempenha um papel específico em seu habitat natural.
Sobre o Cetas
Criado em 2012 e mantido pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Barueri já recebeu cerca de 22 mil animais silvestres e se consolidou como referência nacional na reabilitação e conservação da fauna. Além do atendimento a animais vítimas de tráfico, maus-tratos e posse irregular, o órgão desenvolve ações de conscientização ambiental, apoia o combate ao comércio ilegal de fauna e contribui para a formação técnica de estudantes e profissionais ligados à preservação da vida silvestre.
Texto: SECOM Barueri




